Nossa Greve encaminha-se para o fim de seu terceiro dia, e temos muita coisa a ser repassada. Desde terça-feira, estamos passando em todos os centros de bolsistas, convocando não só para aderir à Greve (parar de trabalhar), mas também para, se assim quiserem, juntar-se à luta e participar conosco dos piquetes e das passagens.
A Greve estrutura-se da seguinte maneira:
- Reuniões para organização dos piquetes, em frente ao RU, todos os dias, dividindo-se por turno de trabalho: às 8h, às 14h e às 18h;
- Reunião Geral em frente ao RU, todos os dias, às 12h, para repasse das ações e tomada de decisões quanto ao futuro do movimento;
- Nos “intervalos” entre as reuniões, piquetes e passagem nos pontos de trabalho de bolsistas, verificando se há alguém trabalhando, se há pressão por parte dos órgãos e coordenadores para os bolsistas não aderirem à Greve, colagem de cartazes, distribuição de material etc.
É bom lembrar que, como estudantes e bolsistas, temos total direito a nos manifestarmos e a entrarmos em Greve. Ou seja, não há possibilidade de sermos prejudicados de forma alguma em nossos postos de “trabalho”, seja por meio de cortes de bolsas, de pontos ou qualquer outra ameaça que possa existir. Se por ventura houver qualquer tipo de ação contra os estudantes, o DCE, como entidade representativa, se responsabilizará.
Nossa Greve não tem previsão de acabar enquanto a Reitoria não se posicionar, acatando nossas exigências. Daqui para frente, até o final, nosso objetivo tem que ser paralisar completamente os postos de bolsistas e convocar mais e mais estudantes para participar da Greve. Temos que ter em mente que, hoje, a Ufes funciona por causa de estudantes que trabalham como bolsistas. Com isso, temos em mãos a oportunidade da pressão política para que acatem nossas exigências, e, assim, consigamos condições reais para continuarmos a exercer nossas funções como bolsistas.
À luta!
“Nas ruas, nas praças; quem disse que sumiu?
Aqui está presente o MOVIMENTO ESTUDANTIL!”